Artigos recentes

Navigation

As planilhas eletrônicas feitas no Excel e agora também no Calc

Características relevantes sobre planilhas eletrônicas no Calc e no Excel.
Não vamos tentar comparar o Calc e o Excel e procurar indicar este ou aquele como melhor para trabalhar com planilhas eletrônicas. Estamos apenas indicando algumas características dos dois editores de planilhas eletrônicas e passando para indicar que em breve trataremos também de recursos Linux. Tenho proximidade com os dois, mas com conhecimento superficial, que me permite realizar algumas atividades neles.

Não me recordo de como conheci o Excel e de quando comecei a utilizá-lo, mas é provável que foi ainda em 2000 quando do meu primeiro emprego, em que criava todo tipo de material para secretaria e para professores de uma escola particular. Já para o Calc, o conheci quando tive que monitorar alguns alunos de cursos de um Telecentro em 2010.

As planilhas eletrônicas feitas no Excel e agora também no Calc

Me acostumei a utilizar o Windows, e apesar de ter me aventurado com o brOffice Linux, tenho criado as planilhas no Excel por três razões:

  • 1) ainda não tinha uma máquina com configuração Linux;
  • 2) apensar de perceber grande semelhança (Office Windows e Office Linux) não tenho prática suficiente, mas estou praticando;
  • 3) a grande maioria dos usuários ainda está para o Office Windows, mas podemos contribuir para essa mudança.
Pretensões. Agora que configurei outra máquina com Linux (Ubuntu), pretendo recriar as planilhas e outros materiais editados com office Windows e reproduzir novos materiais em pacotes Linux e claro, disponibilizar em breve toda essa experiência e material aqui no blog.

 Planilhas Eletrônicas: Calc e Excel


As características indicadas aqui, são fruto de leituras de vários artigos e de minhas observações. E por isso, ainda não me vejo defensor (apesar de ter minha opinião) de um ou outro software para se trabalhar com planilhas eletrônicas.

Reconheço que o Excel é muito mais abrangente que o Calc; sei também que os dois têm inúmeras funcionalidades de análise de situações e manipulações com números, de tratamento de dados e informações e com simbologia (linguagem) própria; entendo que não podemos perpetuar a prática da pirataria e por isso o Calc pode ser encontrado em inúmeras versões gratuitas, sem a necessidade de 'traquinagens' para burlar segurança anti-pirataria... Mas o fim disto não é aqui; agora quero apenas apresentar mais algumas possibilidades de se trabalhar com planilhas eletrônicas (em um destes dois programas que conheço razoavelmente).

Em 4 postagens aqui do blog relato a respeito do uso de planilhas eletrônicas no ensino de Matemática. Conforme já indicado antes, até o momento referenciando-me principalmente ao Excel:
  1. Referências de uso de planilhas no Excel em sala de aula;
  2. Quer aprender um pouco mais sobre planilhas no Excel;
  3. Como usar planilhas no Excel para as aulas de Matemática;
  4. 22 atividades que podem ser ensinadas explorando planilhas eletrônicas;


Agora, que começo a me ambientar novamente com Linux, recriarei as planilhas editadas no Excel também no Calc, explicando os procedimentos para a confecção das planilhas, assim como venho fazendo e mais a frente indicarei semelhanças e diferenças entre os dos programas, procurando evidenciar a proximidade das ferramentas que eles disponibilizam.

Se você deseja obter neste momento, opiniões a respeito dos dois aplicativos que permitem realizar inúmeras atividades ou saber mais sobre planilhas eletrônicas, recomendo algumas postagens:

De mais importante para o momento, as planilhas eletrônicas possibilitam a estruturação de várias atividades com aplicação no ensino básico, não necessariamente apenas no estudo de Matemática, mas de uso para outras disciplinas e ainda, no mercado de trabalho. Acompanhe as planilhas que já temos aqui no blog, organizadas em três categorias (em breve, também a categoria Calc) e confira alguns exemplos de seu uso:

Vamos ficando por aqui, esta postagem indica que em breve teremos o acréscimo de recursos também em Linux, não deixaremos de organizar materiais utilizando o SO Windows, apenas disponibilizaremos alguns mais recursos no blog. Não deixe de nos acompanhar no Facebook e assine nosso feed.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: